início blog minhas compras contato

Guia ePub: ebook para celular smartphone e tablets


O ebook é o novo modo de ler e colecionar livros. Está se tornando febre mundial. A Amazon.com, um dos maiores sítios de venda no varejo do mundo, já afirma que as vendas em ebooks em seu sítio superam os dos livros impressos.

Um Livro Digital (livro eletrônico ou ebook) é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, notebooks, netbooks. Mas a melhor experiência se obtém com Leitor de Livros Digitais (eReaders), com tablets ou smartphones.
No caso de se ler livros em smartphones (Android ou iPhone) o ideal é ler em um smartphone com tela de 3 polegadas ou maior.

Em relação a preço, os smartphones Android ficão mais em conta do que o iPhone, e garantem ótima experiência para leitura de ebooks e outras funcionalidades. E além disso existem milhares de aplicativos gratuitos para os Androids, como jogos, notícias, e etc. O preço de um bom Android pode variar entre R$ 380,00 e R$ 1.800,00. Há para todos os bolsos.

Os formatos mais comuns de ebooks são o PDF, HTML e o ePub. O primeiro necessita do conhecido leitor de arquivos Acrobat Reader ou outro programa compatível, enquanto que o segundo formato precisa de um navegador de Internet para ser aberto. Já o ePub é um formato de arquivo digital padrão específico para ebooks.

O formato ePub (Electronic Publication) é um padrão aberto para livros digitais instituído pela IDPF - International Digital Publishing Forum. O ePub foi desenvolvido para que o conteúdo se adapte a qualquer aparelho, o que significa que a visualização do texto pode ser otimizado para diferentes modelos de aparelhos. Significa dizer que o ebook pode ser lido em um Leitor Digital de 10 polegadas de tela ou em um smartphone com apenas 3 polegadas de tela que o texto se adequará ao formato e tamanho do monitor, assim como acontece com uma página de internet.

Vantagem do ePub sobre o PDF como formato padrão de ebook para celular

Você não precisará se importar com o tamanho da letra, pois terá todo o domínio e poderá aumentar ou diminuir o tamanho da fonte à sua vontade e não precisará rolar a página para chegar ao fim do parágrafo como acontece com o PDF. Esta é a melhor vantagem do ePub em relação ao PDF: no PDF se o parágrafo cabe todo na tela de seu smartphone as letras ficam pequeniníssimas, inviabilizando totalmente a leitura, caso você aproxime (zoom) para que as palavras fiquem legíveis, você cria o incômodo de ter que rolar a página para os lados para poder ler até o fim da linha e rolar de volta ao início para a próxima linha, tirando a imersão ao texto. Já com um ebook em formato ePub não acontece isso. Ao aumentar a fonte (o tamanho da letra), as linhas se ajustam automaticamente cabendo em sua tela toda a totalidade do texto, bastando passar a página com um simples toque na tela.

Veja abaixo um vídeo em inglês do ePub em ação. A demontração é com o aparelho da Sansung Galaxy S com o programa da Aldiko:


Portanto, o ebook no formato ePub é o que RECOMENDAMOS, tanto para leitores quanto para autores que desejam publicar suas obras no formato digital. Assim o autor estará oferecendo um livro de qualidade a seus fãs. O ebook no formato ePub, o padrão internacional do livro digital é o novo modo de ler livros.


Saiba mais sobre ebooks: