RPG é a abreviação para “Role-Playing Game”, em português: “Jogo de Interpretação de Papéis”, surgido em 1974, com origens em jogos de estratégia/guerra como “War” e “Banco Imobiliário”, mas evoluiu e criou uma nova cultura, originando desenhos, como Caverna do Dragão ou “Dungeons and Dragons” em inglês, baseado no primeiro RPG de mesmo nome, originando também games e Livros-Jogos.
Alicerçado na literatura fantástica de C. S. Lewis (As Crônicas de Nárnia) e J. R. R. Tolkien (O Hobbit, A Trilogia O Senhor dos Anéis), entre outros autores de Ficção Fantástica, e se valendo desse universo de anões, cavaleiros, dragões, magos, elfos, orcs, seres fantásticos e batalhas medievais o RPG conquistou seu espaço no público adolescente do início da década de 80 que queria se divertir e naqueles que procuravam representar elaboradas aventuras.No RPG não há vencedores ou perdedores. Há jogadores interpretando personagens envolvidos em grandes aventuras e mudando o ritmo e o rumo que essa aventura pode levar. O Mestre é o jogador destacado que conduz os aventureiros e faz às vezes de vilão nos momentos de batalha, e também de narrador e juiz das empreitadas. Ele conduz de acordo com o livro de Regras do RPG.
O RPG evoluiu e expandiu seu contexto medieval/magia. Hoje em dia não se limita a personagens cavaleirescos, magos e dragões. As novas aventuras são baseadas em ficção científica, heróis de histórias em quadrinhos, animes japoneses, vampiros, conspirando com o terror e o suspense. Saiu dos tabuleiros e invadiu os games e internet e resolve jogos como Final Fantasy, série de grande sucesso. Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna um desafio e alimento à imaginação sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.
Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Role-playing_game
http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro-jogo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_fantástica