Ser autor independente, sem editora, significa escrever por puro prazer... Ser um autor como o Paulo Coelho que vê seus livros venderem mundo afora sem nenhum esforço de marketing, logística, etc é o sonho de consumo da maioria dos autores iniciantes... apenas preocupando-se com o idealismo, o esmero pela escrita e pela imersão do leitor em mundos fantásticos através de cromossomos palavras. Mas há um grande vácuo entre escrever um livro e conseguir publicá-lo por uma grande editora que trará todo este “know how” para a divulgação e distribuição do livro.
Com o grande advento da internet proporcionando voz para novos autores através de sítios de publicação em demanda onde o livro só é impresso depois da compra efetivada, e os ebooks para serem lidos em e-readers, computadores e celulares, novas e velhas histórias estão sendo contadas e retiradas das gavetas.
A venda e entrega dos livros em demanda e dos ebooks fica por conta do sítio, porém ainda fica o vácuo da divulgação e marketing do livro. Sem propaganda o sucesso de um novo livro de um novo autor fica limitado aos seus parentes e amigos e ao boca-a-boca que estes parentes e amigos podem proporcionar. Portanto o novo autor que aposta em publicar seus livros na internet para venda, deve pensar muito também em marketing e divulgação.