início blog minhas compras contato

Livro: passe adiante. (BookCrossing)


          Um livro fechado é só um livro. Mas um livro aberto pode ser uma porta para um novo mundo, para o passado, para o futuro, para dentro de uma mente, para novos ensinos, para a libertação de ideias e ideais, até mesmo um instrumento para falar com Deus – leia-se Bíblia.
          Aquele livro que você leu há muito tempo atrás e que está empoeirado e amarelando suas páginas, fechado e esquecido, está louco para ser aberto para poder materializar-se novamente em outra mente através da leitura de seus símbolos e fonemas. Lembre-se do seu cachorro: amarrado o dia e a noite inteira em uma coleira e que quando você decide doar um pouco de seu tempo precioso e sair para passear com ele e finalmente libertá-lo de sua coleira mesmo que por alguns minutos: ele sai alegre, correndo, latindo com tudo e com nada, cheirando, mijando, defecando, fazendo tudo ao mesmo tempo, pois parece que sabe que aqueles poucos momentos de alegria são efêmeros e raros. É assim que aquele livro que já lhe deu tanto prazer está se sentindo naquela prateleira esquecida. Ele está louco para ser libertado. Afinal, um livro fechado é apenas um livro: um amontoado de papel quadrado, recortado e amarrado numa sequencia lógica enumerado e denominados de páginas. Apenas mais um livro. Mas quando se abre este livro há pérolas, ouro, tesouros, mapas, caminhos, diligências e ensinamentos que precisam passar adiante para perpetuar-se. Pensando nisso que um conceito foi concebido: o BookCrossing ou literalmente do inglês ao português: livro de passagem. Consiste que um livro após lido precisa ser libertado para que outra pessoa possa aproveitar-se, apoderar-se de seus conhecimento e, novamente, passar adiante, libertando-o para outra mente. E assim por diante... afinal foi para isso que o livro foi escrito: para que infecte o máximo de mentes possíveis.
           Do sítio www.bookcrossing.com.br: “O BookCrossing é um conceito que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. O objetivo do Bookcrossing é “transformar o mundo inteiro numa biblioteca”. Os membros desta comunidade de leitores, que não conhece limites geográficos, possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar seus próprios livros em locais como cafés, transportes públicos, bancos de praças e outros lugares que a imaginação ditar, para que outras pessoas os possam ler, ao invés de manter as obras paradas nas estantes. É uma forma de tornar o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal.”
           Para finalizar quero acrescentar um fragmento, uns versos soltos de um livro que conta a história e passagem de um Poeta pela Terra:

(…) Calados? Sim! pois os poemas são mudos
Eles apenas gesticulam sussurros
Palavras ritmadas por um tácito óbvio
rimadas que plantam sementes
remadas no oceano da mente
Descrevendo relevo no leito dos olhos
De um livro que liberta
De suas folhas abertas
Conduzidos via nervo óptico
Poemas cristalizados
Cromossomos palavras
Na condição de óvulos
Presos e congelados
Em tempo letárgico
Vivos, mas quase mortos
Que esperam latentes
Um cérebro infectar
Para evoluir ao zigócito
De sua hibernação despertar
E poder poesia brotar

          Versos Soltos de O Ofício Sagrado das Palavras poesia do livro “ Vate, a última semana de um Poeta...